Brasil tem 452 casos de gripe suína

Agência Brasil

BRASÍLIA - O Brasil tem 452 casos de influenza A (H1N1) - gripe suína. Nesta quinta-feira, foram confirmados 53 novos casos, segundo boletim do Ministério da Saúde. Há também 310 casos suspeitos e 677 foram descartados.

Os estados que registraram novos casos hoje foram: São Paulo (31), Rio Grande do Sul (11), Minas Gerais (6), Rio de Janeiro (2), Ceará (1), Distrito Federal (1) e Goiás (1).

O Ministério da Saúde reiterou a recomendação para que as pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença (crianças menores de 2 anos, idosos, gestantes, pacientes com quadro de imunodepressão, diabéticos, cardiopatas, pneumopatas e renais crônicos) adiem, se possível, as viagens para países com transmissão sustentada do vírus Influenza H1N1, ou seja, com a evidência de transmissão do vírus de pessoa a pessoa no próprio país.

Os estados que tem casos da gripe no Brasil são: São Paulo (217), Minas Gerais (59), Rio de Janeiro (48), Santa Catarina (40), Rio Grande do Sul (28), Paraná (nove), Espírito Santo (oito), Goiás (quatro), Alagoas (quatro), Bahia (quatro), Sergipe (quatro), Tocantins (quatro), Mato Grosso (três), Paraíba (dois), Ceará (um), Maranhão (um), Pernambuco (um), Rio Grande do Norte (um) e Distrito Federal (14).

Do total de casos confirmados, apenas dois pacientes do Rio Grande do Sul ainda permanecem internados. Os dois foram infectados no exterior e estão sendo acompanhados pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, com apoio do Ministério da Saúde.

Até o momento, 106 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com o Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde corrigiu ainda uma informação divulgada no boletim de ontem. Um caso que havia sido contabilizado como de Minas Gerais era, na verdade, da Bahia.