Ministro diz que implantação da TV digital está adiantada em dois anos

Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, ressaltou hoje (17) que o calendário de implantação da TV digital no país está adiantado em dois anos. Segundo ele, até o fim do ano todas as capitais e mais 30 cidades vão ter transmissão digital.

Hélio Costa falou durante a concessão de canais digitais a três emissoras de televisão de João Pessoa. A Televisão Cabo Branco Ltda, afiliada da Rede Globo, a Empresa de Televisão João Pessoa Ltda, afiliada da Rede Record, e a Televisão Tambaú Ltda, afiliada do SBT estão autorizadas a transmitir a programação com sinal digital.

"O Ministério das Comunicações tem a data de 2016 como limite para desligar o sistema analógico e, em 2014, vamos ter que cobrir todo o território. Acho que vamos conseguir fazer isso em 2011 ou 2012."

Costa disse ainda que em dois ou três anos deve começar uma segunda fase da TV digital que é a da interatividade. "A TV digital permite uma série de uso, que nós vamos implementar quando incluirmos a interatividade, porque você vai poder ter um ambiente extraordinário de trabalho na educação, na saúde, na segurança."

Segundo informações do Ministério das Comunicações, 20 cidades já têm emissoras de televisão transmitindo a programação em sinal digital.