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LOS ANGELES - Um grupo norte-americano que monitora o uso do idioma coroou "Web 2.0" como a milionésima palavra ou expressão do idioma inglês na quarta-feira, ainda que outros linguistas tenham criticado a decisão como bobagem ou golpe publicitário.
O Global Language Monitor, que emprega uma fórmula matemática a fim de acompanhar a frequência de uso de palavras e expressões na mídia eletrônica e impressa, informou que "Web 2.0" apareceu mais de 25 mil vezes em buscas e é um termo amplamente aceito, o que faz da expressão candidata legítima à posição de milionésima palavra do inglês.
O grupo afirmou que a expressão surgiu como um termo técnico para designar uma nova geração de produtos e serviços na World Wide Web mas que ganhou circulação muito mais ampla nos últimos seis meses.
Outros linguistas, no entanto, denunciaram a lista como um simples golpe publicitário sem qualquer valor científico, afirmando que é impossível contar o número de palavras em uso no inglês ou chegar a um acordo quanto ao número de vezes que uma palavra teria de ser usada antes que seja aceita oficialmente.
Não existem regras definidas para esse tipo de contagem, porque não existe um organismo capaz de arbitrar o que constitui uma palavra inglesa legítima; além disso, classificações de linguagem são complicadas pelo grande número de palavras compostas, verbos e termos obsoletos.
- Creio que seja uma fraude completa... Não é nem má ciência, mas sim pura bobagem - disse Geoffrey Nunberg, professor de linguística da Universidade da California, a jornalistas.
Paul Payack, presidente da Global Language Monitor, descartou as críticas e alegou que seu método era tecnicamente sólido.
- Se você deseja contar o número de estrelas no céu, precisa primeiro definir o que é uma estrela e depois proceder à contagem. Nosso critério é bastante simples, e se for seguido permite que palavras sejam contadas. A maior parte dos estudiosos considera o que estamos fazendo como muito valioso - disse Payack.
Ele calculou que cerca de 14,7 palavras ou expressões novas em inglês sejam criadas a cada dia, e que as cinco palavras que antecederam a milionésima ilustram as mudanças que o inglês sofre devido às tendências sociais vigentes.
Entre elas estão "jai ho", uma exclamação indiana para vitórias ou sucessos, e "slumdog", termo para designar as crianças dos cortiços indianos que se tornou popular por conta do filme "Slumdog Millionaire", premiado com o Oscar.