ASSINE
search button

Google Chrome ganha versão para Mac e Linux

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - O Google Chrome já chegou à versão 2.0 no Windows, mas os usuários de Mac ou Linux ainda estão a ver navios. Contudo, parece que a espera não vai demorar muito: o blog oficial do Chromium (como é chamado o projeto de desenvolvimento do Google Chrome) já anunciou a disponibilidade de versões preliminares do navegador para estes dois sistemas operacionais.

Ênfase no 'preliminares', por favor. A coisa é tão experimental que os próprios desenvolvedores alertam: 'por favor, NÃO FAÇA O DOWNLOAD! A não ser, claro, que você seja um programador ou sinta um prazer inenarrável ao lidar com software incompleto, imprevisível e com grande potencial para desastres'.

Várias partes do software estão incompletas: não há suporte ao plugin Flash e não é possível mudar o mecanismo de busca padrão, ajustar configurações de privacidade ou imprimir as páginas. O sistema de rastreamento de bugs do projeto Chromium lista, no momento, 470 problemas com o navegador, entre travamentos, vazamentos de memória e recursos mal-acabados. Na prática, estas versões são um chamariz para atrair novos desenvolvedores para o projeto, que poderão ajudar na construção de um navegador verdadeiramente pronto para 'as massas'.

Para quem não agüenta esperar, uma alternativa pode ser o CrossOver Chromium, um software desenvolvido pela CodeWeavers que faz a versão Windows do Chrome rodar em PCs com Linux e Macs com processadores Intel usando o software Wine. Embora também não esteja pronta para o dia-a-dia, esta versão é bem mais estável e pode ser útil para pessoas como webdesigners, que precisam testar um mesmo layout em múltiplos navegadores e plataformas. O download é gratuito e pode ser feito no endereço google.com/chrome.

As informações são do Geek