ASSINE
search button

Apple deve lançar novas versões do iPhone

Compartilhar

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A Apple deve anunciar nesta segunda-feira, durante a Conferência Global de Desenvolvedores (WWDC, na sigla em inglês), na Califórnia, atualizações de software para o iPhone e novas versões do aparelho, de acordo com a revista britânica Times. Embora a conferência venha sendo fórum dos lançamentos da empresa nos últimos anos, de acordo com a tradição, a Apple mantém em absoluto sigilo as novidades até o momento do keynote de seus executivos.

Segundo informações publicadas pela Times, a empresa deve revelar uma versão mais econômica de seu iPhone, com apenas 4 gigabytes de memória e sem outros aplicativos, o que permitiria reduzir o preço final do aparelho para cerca de US$ 99 nos Estados Unidos. Todas as atualizações de hardware devem entrar no mercado a partir de julho.

A empresa deve revelar ainda uma nova versão do iPhone com 32 gigabytes de memória flash, câmera mais poderosa, capacidade de gravar vídeos e melhorias de software. Especulações em blogs de tecnologia sugerem que a nova versão se chamará iPhone Vídeo.

Desde o lançamento de seu smartphone em 2007, a Apple já vendeu mais de 21 milhões de aparelhos em cerca de 80 países. No primeiro trimestre deste ano, as vendas da empresa representavam 10% do mercado mundial de smartphones, de acordo com uma enquete divulgada pela Gartner.

Representantes da Apple prometeram dar mais detalhes sobre o sistema operacional do iPhone 3.0 durante a conferência. O novo aparelho deve incluir ferramentas de copiar e colar textos e de fazer buscas mais eficientes na internet. O novo sistema operacional será lançado nos próximos meses e poderá ser baixado por usuários do iPhone no site da empresa, alega a Times.

A Apple também apresentará um novo sistema operacional para Macs, o Snow Leopard, que será vendido até o fim do ano para coincidir com o lançamento do novo sistema operacional do Windows da Microsoft, utilizado em 90% dos computadores no mundo. Na semana passada, a Microsoft anunciou que começará a vender o Windows 7 no dia 22 de outubro.

Segundo Shaw Wu, analista da Kaufman Bros entrevistado pela Times, embora a Apple ainda lidere o mercado de smartphones, novas versões do dispositivo ajudará a elevar a competitividade da empresa.

O principal rival do iPhone atualmente é o Palm Pre, recém lançado nos Estados Unidos. O aparelho da Palm inclui tela sensível ao toque e vem sendo muito elogiado pelos críticos. Vários funcionários de alto-escalão da Palm já trabalharam na Apple, como o presidente da empresa Jon Rubenstein, que chefiou a equipe que desenvolveu o iPod em 2006.