Rio tem quinto caso de gripe suína confirmado

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - O Rio de Janeiro tem mais um caso de gripe suína confirmado já é o quinto na cidade. O novo caso é autóctone. Ou seja, o paciente contraiu o vírus o Rio. Segundo o Ministério da Saúde, o paciente é próximo de uma pessoa que pegou a doença nos Estados Unidos. Além deste, outro caso autóctone em São Paulo foi confirmado também ontem, numa situação semelhante: a pessoa foi contagiada por outra que veio doente dos Estados Unidos.

Com as duas novas ocorrências, sobe para 16 o número de registros no Brasil seis nos últimos três dias. Deste total, quatro são autóctones, três no Rio e um em São Paulo. No Rio, os dois primeiros casos autóctones foram de um jovem de 29 anos e de sua mãe que pegaram a doença de outro rapaz de 21 anos, infectado em viagem ao México.

O Ministério da Saúde não está mais informando sobre sexo ou idade dos infectados. A medida visa, a proteger a privacidade deles e evitar estigma social.

Apesar dos quatro casos casos de contágio no Brasil, o Ministério da Saúde considera que não há evidências de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus . Para o ministério, a transmissão recebe a classificação de limitada , pois são casos de pessoas muito próximas a pacientes infectados no México e nos EUA.

Segundo o ministério, dos 12 casos de pessoas que pegaram a doença fora do Brasil, oito tiveram procedência dos EUA, três do México e um da Europa.