Dell quer ser marca líder na Ásia até 2012

REUTERS

TAIPEI - A Dell, segunda maior marca mundial de computadores, quer tomar a liderança do mercado da Ásia em três anos se a economia se recuperar, afirmou nesta sexta-feira um alto executivo da empresa.

- Não estou fazendo uma projeção, mas revelando uma aspiração - disse Steve Felice, presidente para pequenas e médias empresas na Dell, em teleconferência com jornalistas.

- Vejo um caminho aqui. Precisamos de alguma ajuda de uma economia saudável, mas vamos pressionar nossas equipes a que se esforcem nesse sentido.

O grupo de pesquisa de mercado IDC informou que a Dell estava em terceira posição no mercado asiático (excluído o Japão), atrás de Lenovo e Hewlett-Packard, mas à frente da Acer e da Founder.

Felice, porém, enfatizou que a empresa ainda tentaria equilibrar lucratividade e crescimento, apontando para rivais como a Lenovo e a Acer que, segundo ele, estavam tentando pressionar por demanda onde ela não existe.

- Todo mundo tem uma escolha sobre o caminho que quer tomar, e o caminho da Acer no último trimestre foi embarcar muitas unidades mas sem fazer os investidores muito felizes - disse.

Na Ásia, as receitas da Dell no primeiro trimestre caíram 20 por cento ante o ano anterior, devido ao corte de gastos de grandes empresas com tecnologia devido à crise econômica mundial. Já os gastos dos consumidores continuaram a crescer, especialmente na China e na Índia.

Medidas de estímulo na China para encorajar as compras de bens eletrônicos de consumo devem ajudar o país mais populoso do mundo a estabilizar o crescimento de maneira mais rápida do que outros países, avaliou Felice.

- Os segmentos em que vimos certo ímpeto são o de saúde e educação, que foram afetados pela pacote de estímulo - disse.

Felice não mencionou detalhes específicos sobre possíveis cortes de pessoal, mas disse que, embora a empresa tenha tido de realizar demissões em certas áreas, continuava a estimar que seu número de funcionários na Ásia cresceria.