Astronautas da Soyuz chegam à Estação Espacial

Jornal do Brasil

HOUSTON - A nave espacial russa Soyuz se acoplou nesta sexta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS) levando três astronautas que se juntaram a outros três que já estavam lá. Agora a ISS tem uma tripulação completa de seis astronautas pela primeira vez em dez anos de história.

A primeira tripulação da ISS chegou ao espaço em 2000, dois anos depois de a primeira seção da estação ter sido lançada em órbita. Até hoje, nunca houve mais de três tripulantes permanentes, e depois do desastre do ônibus espacial Columbia, a ocupação da estação caiu para dois, por conta do período em que os ônibus espaciais ficaram no solo, passando por revisão de segurança.

A ISS desde então cresceu para nove cômodos, três deles, laboratórios completos, e agora está 81% completa. Há cinco quartos de dormir, dois banheiros, duas cozinhas e duas pequenas academias de ginástica.

Outro quarto e mais aparelhos de ginástica chegarão em agosto, e uma mesa de jantar grande o bastante para que todos os seis tripulantes possam comer juntos será instalada no início de 2010.

Agora, cada um dos principais parceiros da ISS está representado a bordo. A tripulação completa inclui dois russos, um americano, um japonês, um canadense e um belga.

A Nasa espera que a produção científica a bordo da estação triplique. Até agora, com as tripulações de dois ou três astronautas, eles tinham de passar a maior parte do tempo apenas garantindo que todos os sistemas responsáveis por mantê-los vivos funcionassem.