Santa Casa de Misericórdia promove simpósio sobre tabagismo

JB Online

RIO DE JANEIRO - Em comemoração ao Dia Internacional da Luta contra o Tabagismo, a Santa Casa de Misericórdia realiza um simpósio nacional, nesta sexta-feira, dia 29, que reunirá especialistas de todo o país para abordar a questão da dependência química ocasionada pelo fumo e traçar um paralelo com transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Sob o tema "Como abordar e diagnosticar fumantes com transtornos mentais: da evidência à prática clínica", as chefes dos setores de psiquiatria, Fátima Vasconcellos, e de Dependência à Nicotina da Santa Casa, Analice Gigliotti, vão discutir a relação entre tabagismo, distúrbios alimentares e transtornos psiquiátricos em geral.

As especialistas ressaltam que dados da Organização Mundial da Saúde apontam o tabaco como a principal causa evitável de doença e morte no mundo.

O evento conta com a parceria da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro (APERJ).