Em apenas um dia, quatro novos casos de gripe suína no Brasil

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Em apenas um dia, quatro novos casos de gripe suína foram confirmados no Brasil, nesta quinta-feira. Agora já são 14 ocorrências da doença no país. Os casos anunciado nesta quinta são de um paciente de Santa Catarina e três de São Paulo. Todos contraíram a doença nos Estados Unidos. Na quarta-feira, foi confirmado o diagnóstico de outra pessoa, moradora do Rio, também infectada nos EUA.

O paciente de Santa Catarina viajou aos Estados Unidos no último dia 10 de maio e retornou ao Brasil no dia 21. No dia 24, domingo passado, apresentou sintomas compatíveis com a doença e procurou o serviço de saúde no dia seguinte. Os três novos pacientes de São Paulo também apresentaram os sintomas da doença após retorno de viagens aos Estados Unidos. Segundo o ministério, os três receberam atendimento e orientação na rede pública local de saúde.

Agora, São Paulo lidera em número de casos da doença, com seis ocorrências. No Rio, foram registradas quatro. Santa Catarina tem dois casos. Minas Gerais e Rio Grande do Sul têm um cada.

Autóctone

Entre os casos confirmados, dois foram contraídos dentro do território brasileiro o que faz do país um dos 17 no mundo com transmissão autóctone. O Ministério da Saúde considera, porém, que não há evidências de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus, pois os dois casos de transmissão autóctone teriam vínculo epidemiológico com o caso índice procedente do México .

Os casos autóctones ocorreram no Rio. Um rapaz de 29 anos, morador da Ilha, pegou a doença de um amigo de 21 anos infectado em Cancún. A mãe do rapaz de 29 anos também ficou doente. Segundo a OMS há 13.398 casos em 48 países, com 95 mortos. Os EUA são o país mais atingido. Lá são 6.764 ocorrências confirmadas e dez mortes.