AT&T anuncia rede móvel duas vezes mais rápida

Portal Terra

CALIFÓRINA - A AT&T anunciou na quarta-feira os planos de upgrade para a tecnologia High Speed Packet Access 7.2 (HSPA 7.2), que promete acesso móvel à internet duas vezes mais rápido que o atual. A atualização da rede foi um dos temas abordados pelo CEO da empresa, Randall Stephenson, durante a conferência 'All Things Digital'.

- Eles chamam isso de um caminho intermediário entre o 3G e o 4G, que ainda está por vir - disse o presidente do Terra, Fernando Madeira, que participa do evento na Califórnia.

A migração para HSPA 7.2 começa este ano, deve estar concluída em 2011 e pode proporcionar uma velocidade de até 7.2 Mbps. Em 2010, a AT&T começa os testes com o LTE (Long Term Evolution), padrão de banda larga móvel considerado de 4ª geração e que pode chegar a 20Mbps.

Stephenson disse, na D7, que a AT&T estará mais que dobrando a velocidade teórica da rede - e os aparelhos também vão mudar para usar todo o potencial que será oferecido. A companhia se prepara para os smartphones mais modernos - entre eles, o próximo iPhone.

Outros destaques

No segundo dia da conferência, foi realizada uma demonstração do leitor eletrônico da Plastic Logic, na linha de outros e-readers do mercado, como o Kindle, da Amazon. Ele é porém muito mais fino e leve e não tem teclado - apenas uma tela de toque. Exibe jornais, revistas, livros, textos, tem suporte a documentos do Word, Excel, Powerpoint e PDF, conectividade 3G e Wi-Fi. O dispositivo não estará no mercado antes de 2010, e ainda não há definição de preço.

A Immersion, especializada em sistemas tácteis programáveis, também mostrou seu trabalho, com soluções voltadas a melhorar o modo como as pessoas interagem com dispositivos digitais. A grande novidade da companhia é explorar as sensações quando os usuários tocam a tela.

- Eles fizeram um aplicativo no qual se consegue sentir, na tela do iPhone, um coração pulsando - disse Madeira.