Tarmo Virki, REUTERS
HELSINQUE - A Nokia abriu nesta terça-feira sua loja virtual de softwares e conteúdo, na esperança de seguir o sucesso da loja virtual de aplicativos da Apple, mas a inauguração foi ofuscada por problemas técnicos e críticas negativas.
A loja da Apple demonstrou ser muito popular, com 1 bilhão de aplicativos baixados em menos de um ano, e tanto operadoras quanto empresas de tecnologia, incluindo a Vodafone, a Microsoft e a Nokia, querem agora uma fatia do bolo.
A Nokia, maior fabricante mundial de aparelhos celulares, anunciou que sua loja Ovi foi inaugurada mundialmente para cerca de 50 milhões de usuários de telefones, colocando a empresa na frente de todas lojas concorrentes quando levada em consideração a base de potenciais clientes. A Apple, por sua vez, vendeu cerca de 20 milhões de iPhones.
A Nokia afirmou nesta terça-feira que, na maioria de seus mercados ao redor do mundo, os consumidores deverão fazer um login em uma página de Internet a partir dos navegadores de seus celulares para terem acesso à a loja Ovi -- algo que analistas dizem que certamente limitará os acessos de forma significativa.
- Quanto mais passos você exigir de seu consumidor, mais oportunidade ele terá para desistir - afirmou o analista Charles Golvin, da Forrester.
O analista Neil Mawston, da Strategy Analytics, disse que a participação pequena da Nokia nos Estados Unidos também limitará os acessos à loja virtual. A Nokia detém menos de 10 por cento do mercado de celulares dos EUA, enquanto sua fatia no mercado global supera os 35 por cento.