Brasil tem um PC para cada três habitantes

Portal Terra

RIO DE JANEIRO - A "20ª Pesquisa Anual do Uso de Informática", elaborada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas e divulgada nesta terça-feira, mostrou um aumento de 16% na venda de computadores no País entre 2007 e 2008 (quando foram comercializados 12,2 milhões de máquinas). O Brasil tem hoje em torno de 60 milhões de computadores domésticos e corporativos - o que equivale a um PC para cada três habitantes. A previsão é de que em 2012 o País tenha 100 milhões de computadores em uso.

A pesquisa também fez um levantamento junto a 2 mil empresas - 60% delas estão as 500 maiores do Brasil - para mostrar características dos computadores utilizados.

O estudo apontou que o Windows é o sistema operacional mais usado, com alguma de suas versões presente em 97% das máquinas - Unix e outros sistemas respondem pelo restante. A Microsoft se destaca de novo com o Office. Segundo a pesquisa, a suíte de aplicativos para escritório, em alguma de suas versões, está em 92% dos computadores corporativos.