Abertas inscrições para prêmio de trabalho científico de odontologia

JB Online

SÃO PAULO - Incentivar e homenagear a produção científica brasileira que investiga a atenção à saúde bucal nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é o objetivo do Prêmio Amib-ABO/SBPqO, que concederá R$ 9 mil ao melhor projeto de pesquisa na área.

As inscrições de trabalhos se encerram no dia 30 de junho e os resultados serão divulgados no dia 1º de agosto deste ano.

A honraria é uma parceria entre a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e a Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO).

As informações são da Agência Fapesp

Para ser inscrito o trabalho deve ter como um de seus autores um cirurgião-dentista e pelo menos um profissional de outra área de atuação em medicina intensiva, entre os quais médico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, médico veterinário ou engenheiro clínico. Poderão participar ainda pesquisadores em treinamento (residência ou pós-graduação).

Diminuir o tempo das internações e salvar vidas são alguns dos benefícios que a atenção à saúde bucal de pacientes internados em UTIs acarreta, ainda que a presença de cirurgiões-dentistas nos hospitais brasileiros seja limitada, de acordo com o comitê organizador do prêmio. Os trabalhos deverão fomentar a discussão científica em torno dessas e outras questões.