ASSINE
search button

Cristalização de proteínas é tema de workshop em Campinas

Compartilhar

JB Online

SÃO PAULO - Está aberta até o dia 24 de abril a inscrição para o 4º Workshop de Biologia Molecular Estrutural do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS): Técnicas, ferramentas e desenvolvimentos em cristalização de proteínas.

O evento ocorre nos dias 28 e 29 de maio no campus do LNLS, em Campinas (SP). O workshop busca aprimorar o conhecimento de seus participantes em cristalização e divulgar as condições existentes no Brasil e no exterior para a realização de experimentos na área.

A formação de cristais é um dos passos mais críticos da resolução da estrutura tridimensional das proteínas. Isso porque a cristalização de uma determinada proteína é um processo imprevisível, que requer um procedimento no qual são realizados centenas de testes (varredura), variando-se as condições de temperatura, pH e soluções químicas, entre outros parâmetros, sem que haja nenhuma garantia de sucesso.

Nesse contexto, o workshop pretende discutir assuntos relevantes que possam repercutir em um ganho na produção de cristais de toda a comunidade de Biologia Molecular Estrutural da América do Sul.

Coordenado pelo pesquisador João Alexandre Ribeiro Gonçalves Barbosa, do Centro de Biologia Molecular Estrutural (CeBiME), do LNLS, o evento traz ao Brasil especialistas de vários países como Suécia, Inglaterra, Estados Unidos, e Uruguai.

Da programação (https://www.lnls.br/lnls/media/program_speakers_20090528.pdf.) constam palestras dos pesquisadores Humberto D'Muniz Pereira, da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos; Ronaldo Alves Pinto Nagem, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Luis Mauricio Trambaioli Rocha e Lima, da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ); Shaker Chuck Farah, da USP, e Marcos Roberto de Mattos Fontes, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, além de Mário Tyago Murakami, do próprio CeBiME.

As 50 vagas do curso são gratuitas e devem ser pleiteadas via Portal de Serviços do LNLS (www.lnls.br). No ato da inscrição, é necessário anexar currículo e histórico escolar e descrever o porquê do interesse em participar do curso. O resultado da seleção será publicado no site do Laboratório no dia 4 de maio.

As informações são do Ministério de Ciência e Tecnologia