Tarmo Virki, REUTERS
HELSINQUE - A empresa finlandesa de Internet Sulake saiu do vermelho em 2008, graças ao uso mais intenso de seu site de redes sociais para adolescentes Habbo Hotel.
O mundo virtual Habbo Hotel (https://www.habbo.com/) recebe cerca de 115 milhões de visitantes mensais, a maior parte dos quais com idades de entre 13 e 16 anos. Cerca de 90% deles usam o site de graça.
Micropagamentos via cartão de crédito e celular por itens como mobília para quartos virtuais significam que as fontes de receita da Sulake, criada em 2000, estão crescendo. A publicidade gera menos de 20% da receita total.
- Estamos confiantes que nosso modelo de negócios para o Habbo, baseado primordialmente em vendas a usuários e com apoio de publicidade, seja uma clara vantagem em um clima econômico como o atual - afirmou Timo Soininen, presidente-executivo da Sulake, em comunicado.
A empresa anunciou na segunda-feira que suas vendas em 2008 cresceram 19%, para 50,1 milhões de euros (66,3 milhões de dólares), com o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização atingindo os 4,8 milhões de euros, ante um ligeiro prejuízo em 2007.
A Sulake anunciou que atualizações regulares do site e uma reformulação nas roupas e acessórios dos avatares contribuíram para os números melhores.
- O forte crescimento da receita foi conduzido principalmente pelo desempenho muito bom quanto às receitas por usuário do Habbo, apoiadas por vendas estáveis de publicidade - disse Outi Henriksson, vice-presidente da empresa, à Reuters.
Em 2009, a companhia anunciou que seu foco estará nas vendas e elevação de lucros, agora que os planos de expansão a novos mercados, como o da China, estão concluídos. A Sulake também planeja lançar um novo serviço este ano, mas ele não revelou detalhes.