ASSINE
search button

Dermatologista alerta sobre o perigo do uso de formol nos cabelos

Compartilhar

Joana Duarte, Jornal do Brasil

RIO - Bombardeados diariamente pelos padrões estéticos de beleza, nos quais envelhecer é aparentemente inaceitável, um número cada vez maior de brasileiros passou a utilizar tinturas nos cabelos para disfarçar o grisalho sem ideia do prejuízo que tais produtos podem causar à saúde. Em entrevista ao JB, o dermatologista e médico cosmiatra Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, fala dos riscos associados ao contato frequente com formol, um dos ingredientes contidos nas tinturas, e alerta para os perigos de se realizar procedimentos químicos consecutivos.

Quais são os principais riscos associados ao uso da tintura para cabelos?

Sabemos que esses produtos contêm formol em concentrações pequenas, o que pode causar reações alérgicas ou até mesmo quadros sistêmicos, como paradas respiratórias. O formol também abre muito a cutícula do fio, portanto tende a ressecar demais o cabelo.

Além do formol, existem outras substâncias nas tinturas consideradas nocivas?

O formol é o ingrediente mais nocivo e portanto o mais preocupante. O grande problema é que quando as tinturas são utilizadas no salão, os profissionais misturam as tintas e acabam aumentando a concentração deste composto químico. Muitas vezes os cabeleireiros não medem com precisão as quantidades das tintas, o que pode levar a complicações respiratórias e paradas cardíacas.

O senhor recomenda, então, que as pessoas evitem o uso das tinturas?

Não sou contra o uso mas acredito que é preciso respeitar os produtos permitidos e utilizá-los com concentrações consideradas seguras. Se a pessoa estiver acostumada com uma tintura e nunca sofreu eventos adversos com ela, aconselho continuar usando o mesmo produto porque o risco deste vir a causar reações alérgicas é bem menor. Existe também um consenso entre dermatologistas de que se a pessoa for utilizar duas químicas ou mais no cabelo, é melhor que não faça os dois procedimentos no mesmo dia. Tem gente que vai ao cabeleireiro e quer alisar e pintar de uma só vez, o que pode ser muito nocivo aos fios e levar à queda deles.

Que medidas consumidores devem tomar para prevenir os eventos adversos da tintura?

É fundamental verificar a concentração de formol no rótulo. A taxa permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária é 0,2%. Uma vez escolhida a tintura, se a pessoa quiser fazer mais de um procedimento, o ideal é esperar 15 dias entre as aplicações .

Mudar a cor da tintura ou a marca do produto pode aumentar o risco?

Quem tem cabelos muito escuros e quer passar para o loiro precisa aplicar uma quantidade maior de tinta, portanto o risco de irritações é mais elevado. Neste caso, recomendo o uso de xampus e condicionadores para cabelos tingidos, hidratações frequentes e a aplicação de uma pomada antialérgica antes da aplicação.