Obama realiza videoconferência com astronautas da ISS

Agência AFP

WASHINGTON - O presidente Barack Obama deixou de lado por alguns minutos seus inúmeros problemas econômicos e voltou sua atenção para o espaço numa videoconferência que manteve nesta terça-feira com os astronautas que atualmente orbitam a Terra. Durante 30 minutos, o presidente, ladeado por alguns estudantes de Washington, conversou com os dez astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), que se encontra a 350 km de distância.

Curioso, Obama quis saber tudo sobre a vida no espaço e a nova missão do ônibus espacial Discovery.

- Estou vendo que vocês estão balançando um pouco aí em cima - afirmou Obama, causando a risada dos alunos que se reuniram com ele no Salão Roosevelt da Casa Branca junto com outros parlamentares, entre eles o ex-astronauta e senador Bill Nelson.

- Vocês estão usando algo para se prender ao chão. Ou vão sair voando por aí? - continuou Obama. - Sr. Presidente, estamos com nossos pés presos, mas a qualquer momento podemos facilmente flutuar - respondeu um dos astronautas.

- Posso fazer uma pergunta? - disse Obama à engenheira de vôo da ISS, Sandra Magnus, cujos cabelos estavam flutuando acima de sua cabeça. - Você já tentou cortar seu cabelo aí em cima? Isso... é divertido com a falta de gravidade?

Magnus explicou que o melhor era ter cabelos curtos, mas que preferia os seus longos. Obama também fez perguntas sobre os padrões de condicionamento físico para suportar o rigor da vida no espaço e mencionou o filme A coisa certa (The Right Stuff, 1983) sobre as origens do programa espacial americano.