Pandas doados a zoológico perdem atenção do público em Taiwan

REUTERS

TAIPÉ - Depois de apenas dois meses, os taiuaneses estão perdendo interesse por um par de pandas gigantes doados pela China continental, sua rival política. O número de visitantes ao cercado que abriga os animais no zoológico caiu mais de 10 vezes. Eric Tsao, do zoológico de Taipé, diz que os pandas gigantes, uma espécie ameaçada de extinção, recebem em média 1.000 visitantes por dia nos dias úteis e entre 5.000 e 8.000 nos fins de semana. O máximo de visitantes que já tiveram foi 14.400 nos dias úteis e 19.200 aos sábados e domingos.

A previsão inicial tinha sido de que o zoológico receberia entre 30 mil e 90 mil visitantes por dia para conhecer os pandas. - Os visitantes estão acostumados a ver espécies importantes de países diferentes - explicou Tsao, pesquisador do zoológico. - Algumas pessoas nem se interessam em conhecer o centro de conservação de pandas. Isso nos parte o coração - lamentou.

Tsao e alguns visitantes disseram que o interesse limitado, o medo de multidões e as condições desfavoráveis do tempo, além da ausência de feriados escolares, estão mantendo as pessoas longe do zoológico.