Acordo com Google traz 500 mil livros para leitor da Sony

Portal Terra

WASHINGTON - A Sony anunciou na última quarta-feira um acordo com o Google, que disponibilizará gratuitamente cerca de meio milhão de livros para o leitor eletrônico Sony Reader Digital Book.

Os livros em formato digital poderão ser baixados pela loja online eBook Store da Sony, e o acordo com o Google prevê uma lista inicial de mais de 500 mil títulos. Para o Kindle, leitor eletrônico concorrente ao da Sony, a loja da Amazon oferece atualmente cerca de 25 mil livros, segundo o site CNet.

A maior diferença entre as concorrentes é que a Amazon tem um vasto catálogo de best-sellers atuais, que custam em média US$ 10, noticiou a Reuters, enquanto os livros oferecidos pela Sony em parceria com o Google são de domínio público - ou seja, já tiveram seus direitos autorais expirados. Por isso, esse catálogo será composto por obras publicadas antes de 1923.

A Sony diz que a biblioteca incluirá clássicos de autores como Charles Dickens, Jane Austen, Leon Tolstói e Heródoto, e oferecerá livros em inglês e também em outras línguas, como francês, alemão e espanhol.

Desde 2002, o Google digitaliza livros para o serviço Pesquisa de Livros do Google, e esses títulos já estão disponíveis para download em formato PDF, que funciona bem na tela de um computador mas não em leitores eletrônicos, afirmou o jornal USA Today. Esta é a primeira vez que este acervo é oferecido no formato de publicação eletrônica EPUB, que se adapta aos dispositivos para e-books.