Inatel desenvolve Set-Top Box interativo para TV Digital

JB Online

MANAUS - O Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), pioneiro no ensino e na pesquisa especializada em Engenharia de Telecomunicações no Brasil, e a Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica de Manaus), desenvolveram em parceria a segunda geração do Set-Top Box, com tecnologia 100% brasileira.

O primeiro equipamento, lançado há cerca de um ano, fazia apenas a conversão do sinal da TV digital para a TV analógica. O novo Set-Top Box permitirá ao telespectador executar os programas interativos oferecidos pelas emissoras de televisão.

O projeto de desenvolvimento do novo Set-Top Box aconteceu em duas frentes.

A Fucapi dedicou-se a produzir o software, enquanto o Inatel desenvolveu a placa de circuito interno, realizou toda a rotina de testes com o software embarcado, para conferir a total integração e perfeito funcionamento.

- Desenvolver um equipamento com interatividade representava um desafio para o Inatel, que dominava uma das pontas da comunicação, a da transmissão. Com o Set-Top Box, adquirimos a expertise do lado da recepção, fechando o ciclo

transmissão-recepção - afirma Carlos Augusto Rocha, gerente de

Desenvolvimento de Hardware do Inatel Competence Center.

O novo equipamento possui interfaces para conexão à Internet e está

preparado para que o usuário interaja com a emissora.

- Entre outros benefícios, o novo Set-Top Box permitirá maior inclusão social, que é um dos principais objetivos do governo com a implantação da nova tecnologia -

afirma o gerente.