Cientistas preveem aumento do nível do mar maior do que o esperado

JB Online

COPENHAGUE - De acordo com a BBC Brasil, cientistas reunidos em uma conferência sobre mudança climática em Copenhague, na Dinamarca, afirmaram que o mar terá seu nível aumentado em realção ao que foi previsto no último encontro sobre o assunto, em 2007.

Na ocasião, cientistas constataram que o mar elevaria o seu nível em até 59cm até 2100, o que foi prontamente rebatido no encontro desta semana.

Segundo os novos estudos, até 2100 o nível do mar no planeta poderá ser aumentado de 0,9 a 1,2m. Tal conclusão foi tirada pelo fato de as projeções anteriores não terem incluído o impacto potencial do derretimento polar e do gelo se quebrando.

- Eu poderia prever o aumento do nível do mar em 2100 na ordem de um metro. Poderia ser 1,2 metro ou 0,9 metro - disse o professor Konrad Steffen, da Universidade do Colorado, em uma coletiva nesta terça-feira.

- As pesquisas mais recentes mostraram que o nível do mar está aumentando 3 milímetros por ano desde 1993, uma taxa bem acima da média do século 20 - completou John Church, do Centro de Pesquisa Climática da Austrália.