Noivas japonesas poderão casar-se com vestido da Barbie

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TÓQUIO - A Barbie encontrado dificuldades para ser aceita entre as crianças japonesas, então tenta atrair as adultas com uma coleção de roupas de casamento cheia de reverências, ondas e vestidos bordados com a marca da boneca.

A linha Barbie Noiva, que estará disponível em junho, será vendida apenas no Japão e é fruto da tentativa da Mattel de emplacar a marca da Barbie em um país onde predominam as vendas da boneca rival Licca-chan.

- O que é especial sobre o Japão é um forte mercado para o vestuário adulto. Nós queremos estar onde as meninas estão. Nós queremos criar uma marca de estilo que atraia as meninas de todas as gerações - disse John Cullen, vice-presidente da Mattel Marcas, à Reuters durante uma visita a Tóquio para cuidar das celebrações de 50 anos da Barbie.

A coleção noiva se une a outra linha de roupa para adultos que são vendidas somente no Japão, como a Barbie da coleção de golfe.

No ano passado, um edição limitada da Barbie com roupas e acessórios, criada pela estilista norte-americana Patricia Field, reconhecida pelo seu trabalho da série de TV 'Sex and the City' e 'Betty, a feia', foi a venda no Japão.

Cullen disse que a Mattel concentra esforços para introduzir mais produtos licenciados da Barbie como suprimentos de papelaria e cosméticos no Japão até o próximo ano.

- Uma vez que a marca de roupa já está estabelecida, então podemos voltar ao nosso alvo principal, as crianças - disse ele, descrevendo que os negócios da Mattel com foco no público adulto japonês estão 'crescendo'.

Apesar de o Japão ser um dos maiores mercados de brinquedos do mundo, a Mattel sempre teve dificuldade em emplacar a Barbie devido à boneca Licca-chan, da empresa Tomy Co's, que tem a feição e as características do corpo das japonesas.

A Barbie, que tem o semblante ocidental e um corpo fora da realidade, foi inicialmente feita no Japão e já vendeu aproximadamente 1 bilhão de unidades ao redor do mundo desde que foi colocada na prateleira em 1959.

Licca-chan já vendeu 53 milhões de unidades, a maioria no Japão, no decorrer de 42 anos e sua popularidade instiga empresas como a Nissan e a East Japan Railway (JR East) que utiliza a boneca em promoções corporativas ou de produtos.