Em um transatlântico, passageiros aliam lazer e saúde

Bruna Talarico e Marcello Gazzaneo, Jornal do Brasil

RIO - O cenário é o paradisíaco balneário de Búzios, no Rio. Mas visto do mar. Mais especificamente de um dos maiores transatlânticos do mundo. Numa das piscinas da embarcação, gerações se misturam numa aula de hidroginástica. Eram 8 horas da manhã de uma segunda-feira. Começava ali mais um cruzeiro temático desta vez voltado para a saúde e o bem-estar das pessoas , uma tendência que cresce cada vez mais entre as empresas que operam navios de passageiros.

A bordo, a rotina do contato permanente com o mar e o sol ganha, além das sessões de hidroginástica, aulas de ioga, caminhada, alongamento com biobol, relaxamento e meditação, e ainda palestras sobre assuntos ligados ao tema, como estresse, rejuvenescimento e sedentarismo. Nada mais relaxante, num trajeto pela costa brasileira, entre Santos, no litoral paulista, e Ilhéus, na Bahia.

Agente de turismo, a carioca Yane Santos, 21 anos, ganhou a viagem como prêmio pela produtividade. E, junto, a chance de desfrutar de um spa em alto mar.

A idéia não poderia ser mais perfeita. A viagem em si já é relaxante, prazerosa. Mas nesse caso, temos ainda a opção de equilibrar corpo e mente argumenta Yane, minutos depois de deixar uma das aulas de ioga ministradas durante a viagem de seis dias.

As aulas de ioga tinham como cenário o horizonte do mar, num fim da tarde. Mas a extensa programação temática começa bem cedo. Logo nas primeiras horas da manhã, a piscina se transformava no palco para as sessões de hidroginástica.

Todo o programa é idealizado e coordenado pelo Instituto Qualidade de Vida, de São Paulo, que realiza o cruzeiro temático, pela segunda vez, em parceria com a MSC Cruzeiros, companhia italiana que opera navios de passageiros.

Estamos no terceiro cruzeiro temático este mês conta o diretor de cruzeiro, Enzo Fortunato, que aproveitou a viagem para fazer a medição de gordura no corpo outro serviço dentro do programa de qualidade de vida. Agora em março, teremos uma viagem com o tema Baila Comigo. Estamos ainda em uma fase de experimentação, mas nos próximos dois anos o público para este tipo de cruzeiro vai aumentar.

Saudável surpresa

Nem todos os passageiros que embarcaram no MSC Musica, cuja capacidade chega a 3.100 pessoas, sabiam que estavam a bordo de um cruzeiro temático. Mas quem cruzava com as atividades programadas pela turma do Instituto Qualidade de Vida não perdia a oportunidade. Na fila do posto de medição de gordura corporal, o dentista Godofredo Pignattaro Neto, 46, paulista de Araras, não disfarçava a surpresa com o programa.

É um trabalho de conscientização importante. Para a época em que vivemos, acaba sendo uma oportunidade de dar à vida uma direção diferente analisa Godofredo. Além disso, temos lazer e saúde num cenário como esse.

Coordenadora do programa, a professora de Educação Física Katia Maria Barata conta que as atividades no navio acabam se tornando mais prazerosas.

Esse contato com a natureza, com o mar, longe da vida urbana, é uma combinação perfeita. As pessoas hoje vivem uma vida muito estressante, sem tempo para cuidar da saúde. Aqui, damos essa oportunidade resume Katia, lembrando que o programa deste ano incluiu uma palestra sobre literatura, com o escritor Mário Prata.