Netbooks podem abrir caminho de dados para hackers

REUTERS

WASHINGTON - Internautas usuários de netbooks, cuidado! O computador de baixo custo que vocês estão utilizando pode ser uma rodovia que permite acesso em alta velocidade à sua vida, contas bancárias, senhas e outros dados pessoais. Os netbooks vêm conquistando manchetes desde seu lançamento, em 2007, por tornarem os computadores acessíveis a milhões de usuários. Mas seu baixo custo também pode acarretar um pesado preço devido à segurança frouxa que os torna vítimas fáceis de vírus e hackers.

Desde sua introdução menos de dois anos atrás pela Asustek, de Taiwan, quase todos os grandes fabricantes de computadores, entre os quais Hewlett-Packard, Dell, Acer e Lenovo, aderiram à categoria.

Mas sua natureza simples, combinada ao baixo poder de computação e relativa falta de sofisticação entre os usuários podem se combinar para criar uma situação perfeita para os hackers e criadores de vírus em busca de alvos fáceis, disseram os analistas.

- A internet está repleta de perigos, não importa que computador você esteja usando - disse Sam Yen, gerente da produtora de software antivírus Symantec para o mercado da China. - Mas tendo em mente que os netbooks são usados primordialmente para acesso à internet, esses perigos podem ser multiplicados, especialmente se a máquina não dispuser de software antivírus - disse.

Preços que começam em US$ 300 nos Estados Unidos fazem com que os netbooks muitas vezes não disponham de recursos padrão como os firewalls e outros softwares antivírus normalmente encontrados em outros computadores, o que os torna altamente vulneráveis a ataques.

- Francamente, a segurança de redes ainda não chegou lá - disse Pranab Sarmah, analista do Daiwa Institute of Research. - O posicionamento do netbook significa que as marcas de computadores farão o que for necessário para oferecer preços que atraiam os consumidores, e isso significa manter os custos baixos - disse.

Muitos dos usuários de netbooks são relativamente novatos na internet, e talvez não estejam conscientes das precauções que podem tomar para se proteger. O baixo poder de computação também significa que muitos usuários mais experientes de netbooks podem fechar programas de segurança críticos para ganhar velocidade.