Conta falsa de Dalai Lama no Twitter é apagada

Portal Terra

LONDRES - Uma conta no Twitter em nome do líder espiritual tibetano Dalai Lama foi excluída depois que o serviço de microblogging constatou que ela era falsa. O perfil havia sido criado no último sábado, e já havia reunido cerca de 20 mil 'seguidores' em apenas 48 horas, noticiou o jornal britânico Telegraph.

A página no Twitter tinha um link para o site oficial do Dalai Lama e dizia ser administrada por seu escritório pessoal. Um tweet justificava a decisão do monge budista de 73 anos de usar o serviço:

- Sua Santidade considerou prudente tornar seu escritório aberto e acessível para um público mais jovem e avançado em tecnologia.

Outro tweet dizia:

- Tenho certeza de que SS será tão questionadora em relação á tecnologia quanto tem sido em suas outras 14 reencarnações - publicou o Telegraph.

O Twitter tomou a decisão - não muito comum no site - de suspender a conta depois de constatar que ela não tinha nenhuma ligação com o líder espiritual.

A página falsa voltou ao ar, no entanto, agora com um aviso de que não tem qualquer relação com o verdadeiro Dalai Lama, e pode ser acessada em https://twitter.com/OHHDL.

Segundo o jornal, o líder tibetano não é a primeira personalidade religiosa a ser 'encarnada' por impostores no Twitter. Um usuário chamado God (Deus), por exemplo, tem cerca de 6 mil seguidores no site.