Novo chip promete melhores fotos em celulares

Portal Terra

NOVA YORK - Um novo chip, desta vez da NEC, supostamente trará para os celulares alguns dos recursos disponíveis em câmeras compactas. Dentre eles, vídeo em alta definição e fotos de até 12 megapixels. Segundo o site TechRadar, o pacote é composto de um novo chip e sensor, chamado de CE143.

O conjunto permitirá, além das fotografias em até 12 megapixels, um processamento de vídeo em alta definição (1080p), além de incorporar recursos desejáveis como reconhecimento facial e tecnologia para melhoria da qualidade de imagens. A NEC acredita ser esse recurso especialmente útil em conjunto com o zoom digital.

A fabricante japonesa deve demonstrar o produto durante a Mobile World Congress, que acontece entre os dias 16 e 19 de fevereiro em Barcelona, Espanha, e começará a disponibilizar o produto para outras fabricantes em março, com produção em massa prevista para começar em abril.

O site Electronista afirma que até o momento nenhum cliente para o produto foi confirmado, mas os chips de demonstração terão preço sugerido de US$ 44 cada. Cada vez mais cientistas e engenheiros empregam tempo tentando transformar as limitadas câmeras digitais embutidas em celulares em máquinas fotográficas mais poderosas, que possam um dia substituir, ao menos, as tradicionais câmeras compactas.

Entretanto, empreitadas dessa natureza sempre são criticadas por uma ala não desprezível dos profissionais de fotografia. Os críticos costumam citar o famoso Mito dos Megapixels. Um de seus proponentes é o fotógrafo norte-americano Ken Rockwell, que fez um estudo provando que lentes melhores fazem mais pelas fotos do que um maior número de megapixels.

Ou, visto por outro ângulo, muitos megapixels revelam mais facilmente os defeitos da lente. Para Rockwell, fotógrafos amadores (e muitos dos profissionais) estão melhor servidos com uma câmera de 5 a 6 megapixels, desde que a lente seja razoável. O artigo do polêmico fotógrafo pode ser lido (em inglês) pelo atalho https://tinyurl.com/c2yq56.