Evento avalia produção de etanol a partir da cana

JB Online

SÃO PAULO - O Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/MCT) promove nesta terça e quarta-feira o Workshop Hidrólise da rota de etanol celulósico a partir de cana-de-açúcar. A proposta do evento, a ser realizado na Universidade de Campinas (Unicamp), é discutir os processos de conversão de lignocelulose de cana-de-açúcar em etanol.

Espera-se com isso incentivar o desenvolvimento desta tecnologia, além de encorajar futuras colaborações científicas entre os grupos participantes e os pesquisadores do Centro.

No encontro será apresentado o projeto da Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP) do CTBE, que permitirá a realização, em escala semi-industrial, de experimentos envolvendo a conversão de biomassa em açúcares fermentáveis e bioetanol.

Com isso, espera-se que a PPDP seja uma importante plataforma de aproximação entre a comunidade científica e industrial. Consta da programa do evento a apresentação de renomadas instituições e empresas do setor como Cenpes/Petrobras, Inmetro, Embrapa/Agroenergia, Dedini, etc.

A intenção é trazer o relato das ações do governo federal e instituições convidadas no que diz respeito ao etanol de cana de segunda geração.

Além disso, na tarde na terça-feira, os grupos de pesquisa apresentam pôsteres institucionais com suas principais linhas de trabalho ligadas ao assunto central do evento. Esta sessão pretende ampliar a integração entre os pesquisadores do setor e estimular a troca de experiências sobre o tema. O workshop será transmitido ao vivo, via internet, por meio do site: www.bioetanol.org.br/workshop1.

O CTBE

O Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) é um laboratório que visa contribuir para a manutenção da liderança brasileira na produção sustentável de bioetanol da cana-de-açúcar por meio de pesquisa básica e inovação tecnológica. Pertencente ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a proposta do CTBE é estudar o ciclo cana-de-açúcar/etanol, com foco nos entraves agrícolas e tecnológicos dessa cadeia produtiva.

O Centro, administrado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), está localizado em Campinas (SP). Suas instalações laboratoriais e administrativas já estão em fase de construção, com previsão de entrega para setembro próximo.

Serviço

CTBE - Workshop on Hydrolysis Route for Cellulosic Ethanol from Sugarcane

Data: 10 e 11 de fevereiro de 2009

Horário: 8h00 às 20h (dia 10); 8h30 às 16h30 (dia 11)

Local: Ciclo Básico I da Unicamp (Sala CB 01)

Praça Sérgio Buarque de Holanda, 800

Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Campinas-SP

Web Site: www.bioetanol.org.br/workshop1

As informações são do Ministério da Ciência e da Tecnologia