ASSINE
search button

You Tube terá primeiro vídeo oficial do papa Bento XVI

Compartilhar

Agência ANSA

CIDADE DO VATICANO - Pela primeira vez na história, o Vaticano veiculará, nesta sexta-feira, uma mensagem do papa Bento XVI no portal de vídeos You Tube, informou o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, monsenhor Claudio Maria Celli.

A publicação ocorrerá no mesmo dia em que será apresentado oficialmente o acordo firmado no dia 17 de janeiro pelo Google, empresa que administra o site, e pela Santa Sé.

A parceria permitirá criar um canal oficial do Vaticano na web. Participam da cerimônia o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, e o diretor da Google Henrique de Castro.

A mensagem do Papa que será postada no You Tube é dirigida aos participantes da 43ª Jornada das Comunicações Sociais.

Celli explicou a intenção da iniciativa. "O pontífice é o homem do diálogo, do encontro, e no You Tube se encontram milhões de pessoas, às quais o Papa quer estar próximo", disse.

O religioso admitiu, porém, o risco de que as imagens sejam usadas de maneira imprópria, e lembrou casos de conteúdos "roubados" de sites religiosos ou da página do Vaticano que foram transformados em materiais pornográficos.

"É algo triste e insensato, ao qual reagimos quando é possível por vias legais", observou o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

"Contudo, é necessário aceitar o risco, que leva consigo uma infinita possibilidade de contato com pessoas que esperam somente poder ouvir com o coração as palavras do Santo Padre", disse Celli.

Mediante o acordo com o Google, o Vaticano publicará na internet semanalmente breves discursos do Pontífice em inglês, italiano, alemão e espanhol.