Novo vírus atinge mais de 800 PCs em hospitais britânicos

Portal Terra

LONDRES - O vírus Conficker, também conhecido como Downadup e que se alastrou por milhões de computadores em todo o mundo na última semana, infectou mais de 800 PCs de hospitais em Sheffield, Inglaterra.

Segundo o site do jornal 'The Register', que teve acesso às informações que estavam sendo mantidas em sigilo pela administração dos hospitais afetados, foi confirmada a infecção de 800 máquinas, mas suspeita-se que a 'contaminação digital' tenha se disseminado para muitos outros computadores.

A equipe técnica do Sheffield Teaching Hospitals Trust, grupo que mantém cinco hospitais na cidade, declarou já ter a situação sob controle. Os danos foram pequenos, já que o vírus atualmente só se alastra e baixa novas versões de servidores espalhados pela rede, porém diversas consultas precisaram ser canceladas para que as máquinas infectadas passassem pela manutenção.

Não se sabe ainda como o vírus entrou no sistema, mas é provável que isto tenha acontecido depois da decisão de desabilitar as atualizações automáticas de todas as máquinas Windows mantidas pela equipe. Esta decisão foi motivada por um incidente na semana do Natal, quando uma atualização exigiu o reinício de máquinas e atrapalhou uma cirurgia em andamento.

Na terça-feira, o Ministério da Defesa Inglês confirmou que alguns sistemas estiveram indisponíveis por conta de um vírus na rede, possivelmente o Conficker.

O blog da empresa de segurança F-Secure, que não divulgou estatísticas atualizadas sobre a disseminação no vírus (anteriormente estimado em cerca de 9 milhões de sistemas Windows ao redor do globo), está distribuindo uma versão revisada de sua ferramenta de remoção do vírus, F-Downadup, acessível pelo atalho https://tinyurl.com/7nygz7.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais