China anuncia descoberta de fósseis de grande dinossauro

Agência AFP

PEQUIM - Um grupo de paleontologistas encontrou no leste da China o que acredita ser um dos maiores conjuntos de fósseis de dinossauros localizados até hoje no planeta, incluindo os ossos de um enorme ornitorrinco, informa a imprensa estatal.

Os cientistas descobriram 15 zonas ao redor da cidade de Zhucheng, na província de Shandong, que contêm milhares de ossos de dinossauros, destaca o jornal Beijing News.

- Este grupo de fósseis de dinossauros é o maior já encontrado no mundo em termos de área - afirmou Zhao Xijin, paleontologista da Academia Chinesa de Ciências.

Em uma área de 300 metros por dez metros foram localizados mais de três mil ossos, segundo a imprensa. Desde o início dos trabalhos, em março, os cientistas retiraram mais de 7.600 ossos, incluindo os do maior ornitorrinco conhecido até hoje: um exemplar de nove metros de altura com uma envergadura superior a 16 metros.

Zhao explicou que a descoberta de tantos dinossauros em uma mesma zona pode fornecer pistas sobre a extinção destes animais, ao fim do período cretáceo, há 65 milhões de anos. Nesta região da China já foram encontradas mais de 50 toneladas de fósseis de dinossauros desde 1960.