Microsoft, Apple e Google são acusadas de violação de patente

Jornal do Brasil

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS - Microsoft, Apple e Google são acusadas de violação de patente

Uma pequena empresa de software, a Cygnus Systems, localizada no Estado da Indiana, nos Estados Unidos, entrou com uma ação na Justiça americana contra as gigantes Microsoft, Apple e Google, acusando as três companhias de terem violado sua patente de uso de ícones de pré-visualização de arquivos (thumbnails) em sistemas operacionais.

No processo, iniciado na quarta-feira, a empresa americana Cygnus Systems alega que o Chrome, do Google, o Vista e o Internet Explorer 8, da Microsoft, infringem a patente. Além, do iPhone, Safari e Mac OS X, da Apple.

Na ação, a Cygnus busca indenização retroativa e liminar para que as rivais não infrinjam mais sua patente, registrada em junho de 2001, mas aprovada apenas em março de 2008.

No entanto, a patente em questão descreve de maneira abstrata um método para exibir uma prévia em imagem de um documento antes que este seja aberto função já presente em recursos mais antigos, como o Windows Explorer e o Apple Finder.

Vítimas

Apesar de o processo envolver apenas as três maiores empresas de software, estas podem não ser as únicas na mira da Cygnus. Outros serviços como o navegador Opera e o site de armazenamento de fotos Flickr, podem ser vítimas de ação similar, já que funcionam de maneira parecida.

O processo está sendo tratado por uma corte federal no Estado do Arizona, EUA.