Portal Terra
WASHINGTON - Uma curiosa imagem de Ganimedes, maior das luas de Júpiter, captada pelo satélite espacial Hubble, foi divulgada pela Nasa, a agência espacial americana, informou o Science Daily neste domingo. A lua foi fotografada minutos antes de desaparecer por trás do maior planeta do Sistema Solar para depois reaparecer do outro lado.
Segundo o site científico, Ganimedes completa uma órbita em torno de Júpiter a cada sete dias e como sua translação está alinhada com a Terra, o movimento de desaparecer e reaparecer por trás do planeta pôde ser observado.
Para os pesquisadores, a lua se parece com uma bola de neve suja ao lado de Júpiter. Devido ao enorme tamanho do planeta, apenas parte do seu hemisfério sul foi visto na imagem.
Composta por rochas e gelo, Ganimedes também é a maior lua do Sistema Solar, e supera em tamanho o planeta Mercúrio. A nitidez da foto permitiu que os cientistas observassem até mesmo a mancha branca que identifica a cratera de Tros, na lua, e uma grande mancha vermelha, semelhante a um olho, na atmosfera de Júpiter - uma tempestade que se mantém há cerca de 300 anos.
Com esse tipo de imagem, os astrônomos conseguem estudar a atmosfera superior do planeta gigante. A movimentação da lua por trás de Júpiter faz com que ela reflita a luz do Sol. Logo, essa luz passa pela atmosfera, acumulando as informações necessárias aos cientistas.