ASSINE
search button

Estudo revela que esteróides demais prejudicam o feto

Compartilhar

Jornal do Brasil

RIO - Mulheres grávidas que correm o risco de dar à luz precocemente não deveriam receber múltiplas doses de esteróides, revela um estudo canadense publicado na revista The Lancet. Pesquisadores sugerem que o mais indicado é que os médicos mantenham um único curso de tratamento.

Esteróides são geralmente administrados para promover o desenvolvimento de pulmões no feto e aumentar suas chances de sobrevivência

O estudo acompanhou a gravidez de mais de 1.800 mulheres e concluiu que múltiplas doses de esteróides não melhoram as expectativas de vida do bebê no caso de um nascimento prematuro, podendo até gerar bebês menores.

As mulheres que participaram do estudo estavam entre 25 e 32 semanas de gravidez e já tinham recebido um tratamento com esteróides, mas ainda não tinham dado à luz. Os pesquisadores administraram outras doses de esteróides ou um placebo às mulheres.

Após o parto, o estudo revelou que os bebês que receberam um maior número de doses da droga exibiam os mesmos resultados em testes que aqueles que receberam apenas uma dose. A diferença é que pesavam cerca de 100 gramas a menos, eram menores e tinham a circunferência da cabeça reduzida.

Os pesquisadores pretendem acompanhar esses bebês até os 5 anos para monitorar o possível desenvolvimento de problemas neurais.