Shooping Center e Inca convocarão funcionários para campanha de medula

Agência Brasil

RIO - Pela primeira vez, um Shopping Center do Rio se une ao Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) e ao Instituto Nacional de Câncer (Inca) na campanha para cadastramento de candidatos para doação de medula óssea. Nesta quinta e sexta-feira, o Shopping Nova América, em Del Castilho, zona norte, convocará, das 14h30 às 20h, clientes e funcionários para doar uma pequena amostra de sangue e se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

A meta do Hemorio é recolher 1.500 amostras de sangue. A idéia é estender a iniciativa a outros shopping do Rio de Janeiro a partir do ano que vem. De acordo com a coordenadora de campanhas externas de candidatos para doação de medula óssea no Rio de Janeiro, Regina Lacerda, o processo é simples e não requer nenhum preparo especial.

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos incompletos e em bom estado de saúde poderá participar da campanha. São recolhidos apenas 4 ml (mililitros) de sangue de cada candidato. Um vídeo explicará ao público como funciona o processo de doação de medula óssea. Atualmente, 872.661 nomes já estão cadastrados para doação e cerca de 1.200 pacientes aguardam transplante no Brasil.

Um em cada 100 mil candidatos é compatível. Para atender a demanda atual, seriam necessárias 120 milhões de amostras de sangue.