Muçulmanos ganham um mundo virtual

Jornal do Brasil

NOVA YORK - Uma versão experimental e gratuita do primeiro mundo virtual destinado à comunidade muçulmana, o Muxlim Pal, foi lançado na Rede. O site permite que muçulmanos personalizem avatares (personagens de desenho animado que representam a pessoa na internet) e cuidem de seus alter-egos e de suas casas particulares.

Baseado em outros mundos virtuais como o popular The Sims e o Second Life, o Muxlim Pal é destinado aos muçulmanos em nações ocidentais. Os criadores da comunidade esperam que o novo espaço gere mais compreensão sobre a vida dos muçulmanos para pessoas de outras religiões.

Nós não somos um site religioso, somos um site que é focado em ilustrar estilos de vida disse Mohamed El-Fatatry, fundador do Muxlim.com, matriz do Muxlim Pal. O site serve para qualquer um que tenha interesse na cultura muçulmana.

El-Fatatry explica que o Muxlim.com dispõe de 26 categorias diferentes de conteúdo, sendo que somente uma é a religião. Ele disse que torce para que muçulmanos se encontrem e conversem com outros que compartilham seus interesses através do site.

Os participantes poderão controlar a vida dos avatares e usá-los como ferramentas de exploração dentro do mundo virtual, que dispõe de um bar na praia, uma praça e shoppings.

Os avatares controlados pelos membros têm termômetros que registram a felicidade, saúde, conhecimento e espiritualidade dos personagens. Oscilações ocorrem no momento em que avatares interagem socialmente.

O site é diferente do Sims porque seu foco é o âmbito social disse El-Fatatry. Lá, você pode se encontrar com muitas pessoas ao mesmo tempo, interagir, e ver o que outros personagens estão fazendo.