JB Online
RIO DE JANEIRO - Pesquisadores desenvolveram uma vacina que garante a proteção de cães contra a Leishmaniose. A Leish-Tec é o resultado de uma parceria de mais de 15 anos entre a UFMG e a indústria veterinária Hertape Calier, que permitirá o controle da doença que é transmitida dos animais para os homens.
A Leishmaniose, também conhecida como úlcera de Bauru, é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania é transmitida através de picadas de insetos, como mosquitos. Entre os animais mais atingidos, estão os cães e os roedores. Apesar da alta incidência, a Leishmaniose em animais é de difícil cura, sendo recomendado pelos órgãos públicos brasileiros o sacrifício do animal portador para evitar a proliferação da doença.
A vacina surge como um novo método auxiliar no controle da Leishmaniose nos cães, evitando a proliferação da doença e o sacrifício dos animais. O produto já está disponível para venda no Rio de Janeiro e será comercializada exclusivamente para médicos veterinários, sendo encontrada somente nas clínicas.