Greenpeace promove campanha SarkObama em Paris

Agência AFP

PARIS - O Greenpeace revelou nesta quarta-feira estar por trás de uma misteriosa operação SarkObama que espalhou cartazes pelas paredes e muros de Paris.

Os cartazes mostram a imagem do presidente francês, Nicolas Sarkozy, aplicada num pôster de campanha utilizado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Há uma semana, o Greenpeace colou cartazes em Paris aproveitando um pôster de campanha de Barack Obama, só que com o rosto de Nicolas Sarkozy, e com a frase 'Yes, We Can!'", indicou a organização ecologista em um comunicado.

No mesmo dia, o Greenpeace convocou jornalistas para uma última operação na estação République do metrô parisiense, onde militantes recobriram painéis publicitários com novos cartazes com Nicolas Sarkozy e o slogan "Reduzir em 30% as emissões de gás do efeito estufa na Europa? 'Yes, you must!'"

Misteriosos cartazes em azul, branco e vermelho, como os usados durante a campanha americana pelo grafiteiro americano Shepard Fairey para Barack Obama, apareceram nos últimos dias nas ruas de Paris, mas ninguém sabia de onde vinham.

Os cartazes traziam as seguintes perguntas: "Fazer as empresas que poluem pagar?", "Fazer cada família economizar mil euros por ano?", "Produzir uma energia limpa e durável na Europa?". Abaixo, sempre com a frase "Yes we can!" (sim, nós podemos!) emprestada do presidente eleito dos EUA.

"Tudo isso é possível, desde que a Europa adote uma regulamentação ambiciosa. Mas o pacote clima/energia está longe da conta.

E é por isso que o Greenpeace lançou esta operação SarkObama: para dizer a Nicolas Sarkozy o que ele faria se estivesse à altura do desafio climático e da Presidência da Europa", acrescentou o Greenpeace em seu comunicado.