Sergio Rezende participa do encontro de governadores nordestinos

JB Online

RECIFE - O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participa, nesta terça-feira, do 9º Fórum dos Governadores do Nordeste, que se realiza a partir das 15h no Palácio Campo das Princesas, em Recife (PE). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na abertura do evento debatendo os efeitos da crise internacional na economia brasileira e as desigualdades que ainda separam o Nordeste das outras regiões do País.

Desde ano passado, com o lançamento do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010 (PAC,T&I 2007-2010), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) garante a aplicação dos recursos de maneira descentralizada, destinando um percentual, 30%, para investimentos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Isso tudo sem sacrificar as outras duas regiões, uma vez a verba para o setor está crescendo.

O presidente Lula faz a palestra às 15h15 falando sobre as dificuldades enfrentadas pelos estados nordestinos. Uma das pautas da discussão é a possibilidade de avanço na integração produtiva do Nordeste ao Mercosul como forma de melhorar os indicadores econômicos da região.

Em seguida, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef , fala sobre a crise mundial e seus efeitos na economia nacional, abrindo o debate entre os governadores.O evento é o último do ano na série de encontros com os dirigentes dos estados da região. A partir de 2009, a cada dois meses, os governadores voltam a se encontrar em fóruns nas nove capitais nordestinas, com temas de interesse comum aos estados.

Com informações do governo do Rio Grande do Norte e do Ministério de Ciência & Tecnologia