Pesquisadores avaliam ações do Programa para Proteção de Florestas

JB Online

BRASÍLIA - A Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (Seped/MCT), em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e o Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7) promovem, em Belém (PA), a Conferência do Subprograma de Ciência e Tecnologia SPC&T Fase II/PPG7.

Na Conferência, que vai até quinta-feira, serão apresentados os resultados das pesquisas em rede. O evento visa também promover o intercâmbio de informação entre as sub-redes do Subprograma e projetos do PPG7. As sessões científicas serão compostas de mesas-redondas, com a apresentação dos resultados das sub-redes, por grupos temáticos e dos projetos de pesquisa.

Também serão realizadas sessões paralelas para a divulgação cientifica (vídeos, DVDs, livros, cartilhas) gerada nos projetos, bem como no âmbito das sub-redes.

Participam do evento representantes da Seped/MCT, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e de diversas instituições de ensino e pesquisa. No encontro serão realizados debates como os temas: Gestão dos Recursos Naturais da Amazônia, Ecologia e Manejo de Organismos Aquáticos da Amazônia, Produtos Madeireiros e Não-Madeireiros da Amazônia, Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia.

No encerramento da Conferência, na quinta-feira, haverá um debate sobre as Redes de Pesquisa do SPC&T Fase II na Amazônia: Políticas e Instrumentos de Fomento.