Crise financeira abala saúde

JB Online

RIO - Economistas dizem que a crise financeira terá consequências mais drásticas no ano que vem. No entanto, sutis movimentos já vêm acontecendo: fusões, demissões, cortes de verba. Essa incerteza tem gerado alto nível de estresse e deixado muita gente doente.

Na opinião do cardiologista Rafael Munerato, diretor técnico do Hospital Santa Paula, a primeira medida é tentar preservar a qualidade do sono:

- Ler os jornais ou assistir aos noticiários somente no período da manhã é uma medida que pelo menos ajudará a baixar a ansiedade no período noturno, contribuindo para um sono restaurador. Quem fica antenado o dia inteiro às oscilações da bolsa, às opiniões de um e de outro, acaba levando tudo isso para a cama e sofrendo de insônia. Nada pior para o coração e para a saúde em geral.

Obviamente, quem está temerário em relação ao próprio emprego, ou à continuidade da sua empresa, achará muito difícil relaxar antes de dormir. Nessas ocasiões é mais comum a pessoa virar de um lado para o outro no colchão, sentir dores no pescoço e até mesmo ter crises de tosse.

Tudo em função do abalo emocional que acabará de fato afetando a saúde se nada for feito.

- Quando a pessoa não consegue superar os momentos difíceis, é comum apresentar baixa imunidade para gripes e resfriados, alergias, obesidade, problemas de pele, hormonais, cardíacos e gástricos. A boa notícia é que, ao reagir rapidamente, a saúde também começa a voltar ao normal - diz o médico.

Munerato aponta como você pode controlar alguns hábitos para que a crise econômica não se transforme em estado crítico de saúde:

- Mais do que nunca é necessário praticar exercícios. Em tempos de crise, quem não pode se matricular numa academia tem a opção de programar caminhadas de 30 a 40 minutos, três vezes por semana. Depois que pegam gosto e sentem os efeitos positivos, as pessoas costumam estender esse tempo para uma hora;

- Aumente a consciência sobre seu corpo e suas reações. Assim, você conseguirá driblar a vontade de fumar sabendo que o ideal é parar de vez e de ingerir bebidas alcoólicas. O fumo e o álcool, somados ao estresse, agem como uma bomba-relógio contra a sua saúde;

- Há um padrão de pessoa que abusa dos doces quando bate a ansiedade. Pois estamos no exato momento de controlar a gula por chocolates e outras delícias gastronômicas.

Prefira uma alimentação frugal;

- Controlar a mente também é indicado. Exercícios de respiração e relaxamento são indicados para quem precisa baixar os níveis de ansiedade. Reserve alguns minutos durante o dia, de preferência à noite, para dar atenção à mente.

Inspire e expire calmamente, procurando esvaziar a mente das notícias ruins absorvidas durante o período. Além disso, evite a ingestão de café, álcool e alguns tipos de chá (preto e mate) à noite, a fim de favorecer o sono.