ASSINE
search button

FUJIFILM inicia a nacionalização de câmeras digitais

Compartilhar

JB Online

RIO - Em meio às comemorações de 50 anos de Brasil, a FUJIFILM passa a comercializar, em novembro, seu primeiro modelo de câmera digital produzida na Zona Franca de Manaus.

Para Yasutomo Maeda, que assumiu a presidência da FUJIFILM Brasil em março, a decisão de nacionalização demonstra o quanto o mercado nacional é importante para a operação global da marca.

- Há alguns anos a FUJIFILM iniciou os estudos para a produção local de câmeras digitais, mas o mercado interno ainda precisava alcançar um volume de vendas que viabilizasse o projeto, o que tem acontecido nos últimos anos com o constante crescimento do consumo de câmeras digitais, diz.

O objetivo é que a produção local possibilite à empresa adotar uma estratégia mais agressiva, frente a um mercado cada vez mais disputado. "Com certeza, essa nacionalização permitirá à FUJIFILM oferecer produtos mais competitivos, além de ganhar agilidade no atendimento aos distribuidores e parceiros locais, acrescenta Maeda.

O modelo escolhido para iniciar o processo de produção nacional é a FinePix J10, em duas opções de cores: preta e prata. Lançada em maio deste ano, a câmera tem 8MP, zoom digital de até 3 vezes, bateria de lítio e design ultra-moderno.

- Para o próximo ano poderá haver a inclusão de outros modelos na linha de montagem brasileira, para oferecermos ao consumidor mais opções de escolha, antecipa Maeda.

As câmeras serão produzidas em Manaus, pela empresa MASA, do grupo Flextronics - líder mundial em EMS (Electronic Manufacturing Services) e presente em mais de 30 países.