Portal Terra
MADRI - Restos mortais, munição, moedas medievais e mais de 8 mil fragmentos de cerâmica da época em que ocorreu a Guerra da Independência da Espanha (1808 a 1814) - na qual os espanhóis libertaram-se do domínio do imperador francês Napoleão Bonaparte - foram descobertos em uma rua da muralha de Burgos. Os arqueólogos encontraram também uma antiga entrada do município, fundado como uma fortaleza.
Os pesquisadores encontraram ossadas de soldados, insígnias e munição utilizada durante as batalhas, como balas de armas e canhões. Também foram achadas moedas de ouro, bronze e cobre, e restos mortais de uma francesa que teria vivido por volta de 1208.
Segundo os arqueólogos, o objetivo inicial do projeto era facilitar o acesso dos moradores da região às suas casas, mas as escavações ganharam prioridade após o grande número de descobertas.
Com a invasão napoleônica, os franceses tomaram o castelo de Burgos por volta de 1812. Em junho de 1813, as tropas anglo-espanholas recuperaram a fortaleza e em 1814 Napoleão Bonaparte foi derrotado. Durante as batalhas, boa parte do castelo e da muralha medieval que protegia a cidade foram destruídos.