Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se consolida no País

JB Online

BRASÍLIA - A proposta de realizar uma Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Brasil era feita há tempos pela comunidade científica, centros e museus de ciência, instituições e grupos voltados para a divulgação científica.

O projeto criando a SNCT foi posto em prática por decreto do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 9 de junho de 2004. Nele ficou estabelecido que a Semana seria comemorada anualmente no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com entidades nacionais vinculadas ao setor.

A iniciativa, que no início era experimental, tornou-se tradição em todo o País. O objetivo do evento é popularizar a ciência, a exemplo do que ocorre em vários países como Reino Unido, Espanha, França, África do Sul e Chile.

A intenção é que a Semana também demonstre a produção científica e tecnológica de cada estado e proporcione uma aproximação entre a população, a ciência e a tecnologia, e com isso melhore o nível educativo cultural, realizando uma inclusão social e despertando o interesse de toda a sociedade.

Na Semana instituições de pesquisa, universidades, centros e museus, escolas, sociedades e associações científicas e tecnológicas, e outras entidades e grupos, realizam ações para o público em geral.

Um aspecto importante dessas atividades é contribuir para que as pessoas possam conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas e de suas aplicações.

Entre as manifestações da Semana estão, festivais e feiras de ciência; oficinas; atividades unindo ciência, cultura e arte como teatro, cinema, circo, música; noites de astronomia; exibição de filmes e vídeos científicos; palestras e discussões sobre temas científicos de interesse geral; entrevistas, debates e documentários nos jornais, rádios e TVs.

A coordenação das atividades da SNCT é do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) do MCT.