Calçado com água na sola pode recarregar iPods

Portal Terra

SÃO PAULO - Um calçado capaz de gerar eletricidade por meio de um solado com água foi apresentado nesta quinta-feira no Japão. A energia produzida enquanto o usuário caminha seria suficiente para recarregar eletrônicos como iPods.

O calçado possui um pequeno gerador acoplado às solas, que são cheias com água. A cada passo dado, a pressão nas solas faz com que a água mova uma pequena turbina e, assim, gere energia.

Segundo a fabricante, a gigante japonesa de telecomunicações NTT, os calçados são capazes de gerar, por enquanto, 1.2 watts de eletricidade, 'o suficiente para manter um player de música como o iPod funcionando continuamente, desde que o usuário não pare de andar', afirmou o porta-voz da empresa, Hideomi Tenma.

Ainda segundo Tenma, a NTT está trabalhando para aumentar essa capacidade para 3 watts, energia suficiente para carregar a bateria de um celular.

O calçado, no entanto, ainda não tem capacidade de armazenar a energia produzida, ou seja, o aparelho deve ser carregado enquanto o usuário caminha.

Segundo a AFP, a fabricante japonesa pretende comercializar a tecnologia a partir de 2010.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais