Descoberto o planeta mais quente do universo

JB Online

ESPANHA - Cientistas britânicos e pesquisadores do Instituto Astrofísico das Canárias, na Espanha, encontraram um planeta considerado até agora como o mais quente do universo, alcançando temperaturas de até 2.250°C.

O WASP-12b é 1,5 vezes maior que Júpiter - o maior planeta do nosso Sistema Solar - e tem quase a metade do calor do Sol, que atinge cerca de 5.500°C. As informações são do Terra Chile.

Em artigo publicado no site científico NewScientist.com, os astrônomos explicaram que o novo planeta leva um dia para concluir uma volta em torno da sua estrela anfitriã, assim como a Terra para o Sol.

O recorde anterior era do planeta HD149026b, que possui a superfície terrestre completamente escurecida sob o calor de 2040ºC.

Segundo os cientistas, a descoberta põe em cheque a teoria sobre como os planetas podem chegar perto de sua estrela anfitriã. O próximo objetivo do estudo será o de investigar a luz ultravioleta que o WASP-12b emana.

A nova observação identificará se a atmosfera do planeta está se desfazendo ou se está evaporando longe da estrela anfitriã.

Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais