Ministro da C&T, Sergio Rezende, recebe título de cidadão de Olinda

JB Online

PERNAMBUCO - O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende, recebe, nesta qquinta-feira, o título de cidadão de Olinda. A entrega da honraria será feita em solenidade, às 18h, no Salão dos Governadores da Prefeitura de Olinda.

Sergio Rezende é carioca, mas fixou residência em Pernambuco há mais de 40 anos. Mudou-se para o Estado em 1972, quando participou da fundação do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O ministro foi secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura da Prefeitura de Olinda, nos anos de 2001 e 2002. Deixou o cargo em janeiro de 2003 para assumir a Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT). Em seguida, tornou-se ministro da Ciência e Tecnologia, em julho de 2005.

Em Pernambuco, Sergio Rezende também foi diretor científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), durante sua implantação, em 1990-1993, quando foram criadas modalidades inovadoras de bolsas e um programa de indução de projetos em áreas estratégicas. De 1995 a 1998, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado.

O ministro Sergio Rezende é PhD em engenharia elétrica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA), é membro da Academia Brasileira de Ciências e também integra a Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS), desde 2005.