Café evita enfarte em homem fumante

Jornal do Brasil

RIO - Em homens fumantes, beber café e chá pode reduzir o risco de derrames provocados por entupimentos nos vasos sangüíneos.

Susanna Larsson, do Insituto Karolinska, examinou laços entre o consumo de café e chá e o risco de diferentes tipos de derrames como os que causam hemorragia cerebral e meníngea, ambos caracterizados por sangramento no cérebro, e casos provocados pela interrupção do fluxo sangüíneo para o órgão devido ao bloqueio de uma artéria e concluiu o efeito protetor devido às propriedades antioxidantes dessas bebidas .

Aqueles que bebiam oito ou mais xícaras de café ao dia tinham 23% menos chance de sofrer derrame se comparados aos que ficavam abaixo de duas xícaras diárias. A proteção dada pelo chá era de 21%.

O estudo compilou dados de 26.556 finlandeses fumantes. Todos participaram de uma pesquisa sobre prevenção de câncer que coletou dados sobre dieta, incluindo consumo de café e chá. Nenhum tinha histórico de derrame. Eles foram acompanhados por 13,6 anos e 2.702 sofreram com derrames por bloqueio de artérias, 383 com casos de hemorragia intracerebral, 196 com hemorragia meníngea e 84 com tipos não-especificados.