Mast promove curso com historiador da Universidade de Manchester

JB Online

RIO DE JANEIRO - De 5 de junho a 10 de julho, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) promove o curso "História da Mudança Climática", com o professor Vladimir Jankovic, da Universidade de Manchester, Reino Unido.

As aulas acontecerão sempre às quintas-feiras, de 14hs às 17h, no auditório do Mast, situado na rua General Bruce, 586, São Cristóvão. Durante o curso, que será ministrado em inglês e não contará com tradução simultânea, serão abordados assuntos como: variabilidade e mudanças climáticas, aquecimento global, desdobramentos da Rio Eco 92 e o protocolo de Kyoto.

Vladimir Jankovic formou-se em meteorologia pela Universidade de Belgrado, Sérvia, e possui mestrado e doutorado em história, ambos concluídos na Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.

Atualmente é professor de história da ciência no Centro de História da Ciência, Tecnologia e Medicina da Universidade de Manchester, e ocupa o cargo de vice-presidente da Comissão Internacional de História da Meteorologia. Suas áreas de atuação são a história da meteorologia e da medicina ambiental.

Entre os livros publicados, destacam-se: Reading the Skies: a cultural history of English Weather, 1650-1820, de 2000; e Intimate Universality: Local and Global Themes in the History of Weather and Climate, em co-autoria com James Fleming e Deborah Coen, de 2006.