IBGE lança 1º mapa com animais ameaçados de extinção

JB Online

BRASIL - Do total de 130 espécies e subespécies de insetos e invertebrados ameaçadas de extinção no Brasil, 96 são insetos, como abelhas, besouros, formigas, borboletas, libélulas e mariposas, e as outras 34, invertebrados terrestres, como aranhas, caracóis e minhocas.

A informação faz parte do mapa da Fauna Ameaçada de Extinção: Insetos e outros Invertebrados Terrestres 2007, lançado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A situação mais grave entre os animais citados no mapa é a de quatro espécies que já entraram na lista do Ibama como extintas: a formiga Simopelta minima , que era encontrada na Bahia, a libélula Acanthagrion taxaense, do Rio de Janeiro, e as minhocas Fimoscolex sporadochaetus (conhecida como minhoca branca) e Rhinodrilus fafner (minhocuçu ou minhoca gigante), que eram encontradas em Minas Gerais.

Apresentado na escala de 1:5.000.000 (em que 1 cm no mapa corresponde a 50 km de território), o mapa é ilustrado com desenhos dos animais e oferece como pano de fundo a vegetação primitiva, a área modificada pelo homem e a delimitação dos biomas.

Na legenda estão os nomes das classes, ordens e famílias a que pertencem as espécies, assim como seus nomes científicos e populares, categorias de ameaça (extintas, criticamente em perigo, em perigo e vulnerável) e distribuição geográfica.

O mapa pode ser adquirido por R$ 15 nas livrarias do IBGE e também na loja virtual do instituto, pelo endereço www.ibge.gov.br.